Edital da nova duplicação em concreto da Rodovia dos Minérios tem vencedor 24/10/2025 - 11:50
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta sexta-feira (24) o resultado da licitação da nova obra de duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092) em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil).
O Consórcio Construtor Rodovia dos Minérios, formado pelas empresas OECI S.A. e Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A, foi declarado vencedor com a proposta negociada de R$ 350.326.000,00 e por ter a sua documentação habilitada por comissão de contratação do DER/PR. A empreiteira OECI S.A. foi a segunda classificada na sessão de disputa, convocada após a primeira ser desclassificada por não atender requisitos do edital.
Com esta publicação, tem início o prazo para interposição de recursos quanto ao resultado, com as demais participantes interessadas devendo registrar sua intenção e apresentar argumentos em um prazo de três dias úteis.
OBRA – O trecho atendido terá 8,3 quilômetros de extensão, começando onde termina a obra em andamento, no perímetro urbano do município, e seguindo até o Jardim Areias. A pista central será de pavimento rígido de concreto, com duas faixas de tráfego em cada sentido, tendo 3,6 metros de largura cada uma, acostamentos externos de 2,5 metros, e acostamentos internos de 1 metro com uma barreira de concreto entre os sentidos.
As vias marginais serão de sentido único, com pista de rolamento de 8 metros de largura, ciclovia de 2,5 metros e passeio para pedestres com 2 metros. O pavimento será semirrígido, em que é adicionado concreto na base da pista, mas com a camada de revestimento de material asfáltico.
A duplicação da Rodovia dos Minérios neste trecho contempla um total de 13 novos viadutos, divididos em cinco localizações, a maioria deles construídos paralelamente, para atender os dois sentidos de tráfego. No cruzamento entre a rodovia e a linha férrea serão construídos cinco viadutos no total: três deles paralelos e passando por cima da linha de trem; e dois retornos em desnível, antes e depois do cruzamento.
A obra contempla ainda duas variantes de traçado em locais de curva sinuosa, novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, e dispositivos de contenção como cortinas atirantadas, solo reforçado e muros de arrimo de gravidade.
O edital utiliza o regime de contratação integrada, que prevê a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, seguida pela execução dos serviços da obra. Serão seis meses para estudos e projetos, e 30 meses para os trabalhos no trecho, que começarão pela implantação das vias marginais.














