Parques Urbanos na região Centro-Oeste
Investimento: R$ 5,9 milhões
Região: Centro-Oeste
Responsável: Desenvolvimento Sustentável e Turismo
Características: Na região Centro-Oeste, cinco municípios foram contemplados com os recursos: além de Juranda, também estão em obras áreas em Campo Mourão, Jussara, Araruna e Moreira Sales. Juntos, os parques somam 311.880,31 metros quadrados de áreas verdes.
CAMPO MOURÃO – O maior investimento na região Centro-Oeste é na implantação do Parque da Pedreira, em Campo Mourão, onde o governo aplica um recurso de R$ 2,3 milhões. A antiga área de uma pedreira, que já abrigou uma usina de asfalto do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), foi repassada ao município no início dos anos 2000, para a construção de um conjunto habitacional.
Com as casas entregues, parte do terreno ficou ociosa, mas desde o início a prefeitura planejava implantar um parque no local. “Eu era prefeito na época que recebemos a cessão do imóvel do Governo do Estado, já com essa ideia de também construir um parque na parte de baixo do conjunto. Com as mudanças de gestão a proposta ficou parada, mas retomamos assim que soubemos do programa do Governo do Estado”, diz o prefeito Tauillo Tezzeli.
O espaço, de 92 mil metros quadrados, vai contar com lago, pista de caminhada, duas quadras de esportes, sendo que uma delas com grama sintética, parque infantil, academia ao ar livre e arena para apresentações. Em uma segunda etapa, a previsão é melhorar ainda mais a estrutura e incluir um espaço de contemplação em cima do lago.
O parque vai beneficiar diretamente os moradores dos jardins Modelo, Santa Cruz, Esperança e Batel. “Vai ter tudo o que a população precisa em termos de esporte e lazer. O Parque da Pedreira será o mais bonito de Campo Mourão e vai valorizar uma região que já foi muito carente, mas tem crescido muito nos últimos anos, e que ainda não tinha um espaço de lazer”, afirma Tezzeli.